Não é novidade para ninguém que o setor da construção sofre com atrasos no cronograma e estouros de orçamento. Além disso, o retrabalho é um dos grandes vilões da produtividade no canteiro de obras. Lidar com esses obstáculos e transformar seu empreendimento é a chave, mas como?

Diário de Obras digital

Grandes projetos demoram 20% a mais do que o planejado e excedem o orçamento em até 80%, segundo a consultoria McKinsey & Co. As causas desses problemas são inúmeras como a falta de planejamento, investimento e inovação no setor.

Já o retrabalho pode ter consequências catastróficas como a diminuição da qualidade do serviço e a queda no faturamento da empresa. Causado principalmente por desorganização, o retrabalho deve ser lidado com inteligência e adoção de práticas para tornar os processos mais eficientes.

Um Diário de Obras ou Livro de Ordem eficiente é obrigatório e, desde a última Resolução nº 1.094/17 do Confea, todas as suas ocorrências são de competência de cada responsável técnico, além de garantir o cumprimento de todas as instruções. Registros como dados, datas, nomes e outros documentos como APR e ART também estão presentes no Diário de Obras.

Segundo ainda a essa última resolução do Confea, o Diário de Obras além de ser obrigatório passa a ser preferencialmente eletrônico e vinculado à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Existe um ponto em comum, portanto, em que os especialistas e a legislação concordam sobre uma solução eficaz para todos os problemas de produtividade da construção civil: a utilização de uma ferramenta de gestão e otimização de processos voltada especificamente para a construção civil.

Videnci Obras

Com o uso dessa tecnologia, o preenchimento do Diário de Obras ou Livro de Ordem é digitalizado e fica muito mais simplificado. Além disso, as tarefas são mais bem delineadas e seus responsáveis são mais claramente definidos. Um exemplo desse sistema é o Videnci Obras, software desenvolvido pelo Grupo Exati, que possui como uma de suas principais funcionalidades o Diário de Obras digital, fornecido dentro da plataforma de otimização de processos na construção civil.

O Videnci ainda traz diversas funcionalidades voltadas para o aumento da produtividade em obras, como fluxos de trabalho personalizados, criação e digitalização de documentos, assinatura digital com e-CPF e gestão de equipes.

Texto original publicado na Revista Brasil Construção.

Fonte: https://brasilconstrucao.com.br/?p=7073